sexta-feira, 26 de junho de 2015

Beco feminista pela discussão de gênero no Plano de Educação


Por César Santos

Nesta sexta (26) vai ter beco feminista com batucada, forró e quadrilha.
O bloco carnavalesco “Alô Frida” realizará a sua primeira intervenção no Beco dos Artistas a partir das 18h, destacando a importância de se discutir gênero em todos os espaços.
Em meio a campanha contra a aprovação, pela Câmara Municipal de Mossoró, do projeto que retira as possibilidades de discussão de gênero do Plano Municipal de Educação e, consequentemente, das escolas, o ArriáBeco do Alô Frida contará com a participação de Celia Aldridge, coordenadora da E-CHANGER Brasil, agência suíça de cooperação de pessoas, e militante da Marcha Mundial das Mulheres de São Paulo.
Ela vai falar sobre a importância de discutir gênero e diversidade para construção de novas relações humanas sem machismo, LGBTfobia, sexismo e violência sexista na escola e em todos os lugares.
A programação terá muita música, poesia e quadrilha improvisada “sem essa de só dançar homem com mulher”, diz Everlaine Rocha, integrante do Alô Frida e cantora que se apresentará no palco aberto.
“É importante chegar cedo para participar do debate. Porque pra festa ser ainda mais bonita, a gente precisa fazer parte da mudança de mundo que queremos e o debate nos ajuda nisso. Como diz o refrão do nosso hino: Se tem machismo, racismo, eu falo! Eu não me Kahlo, eu não me Kahlo! Sem fobia a folia será colorida. Alô Frida! Alô Frida!”
O Bloco Alô Frida, é a reunião de várias militantes feministas da cidade que participou do Pingo da Meia Noite, no Carnaval de Mossoró, inovando com cores e lutas.
E o que parecia apenas uma forma diferente de se divertir tem se tornado motivo para reunir e somar mulheres para defender a causa da igualdade entre as pessoas, por isso, Conceição Dantas, da Marcha Mundial das Mulheres acredita que: “outra cultura, uma cultura feminista é possível, enfrentar o machismo de forma irreverente e ousada é nossa marca para que sejamos cada vez mais livres”. E dispara: “as mulheres gostaram de estar juntas no carnaval e por que não continuarmos? Vai ter arraiá feminista, sim!”.
O que? Beco do Alô Frida
Quando? Hoje às 18h
Endereço: Rua Travessa Martins Pena (Ao lado do Teatro Lauro Monte Filho)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine!