sexta-feira, 15 de março de 2013

BRAVO! Entrevista... Zed Nesti


O artista é responsável pela imagem de Alfred Hitchcock, que abre a reportagem de capa da BRAVO! deste mês
por Patrícia Lima


Em 2009, o artista Zed Nesti expôs em Tóquio, na Sho Galerie, 12 retratos de celebridades pintados a óleo. Entre os artistas representados, estavam Madonna e Brad Pitt. Para realizar o trabalho, o carioca projeta uma fotografia na tela e depois a preenche com tinta. A imagem de Alfred Hitchcock que abre a reportagem de capa é resultado do mesmo processo. Leia a entrevista com o autor a respeito dessa pintura:
Poderia explicar melhor como funciona a técnica que utilizou no retrato de Hitchcock?
A minha principal preocupação é a escolha da imagem. No caso do diretor, foi muito difícil escolher porque as fotografias que temos disponíveis de Hitchcock quase não tem cor. Para que a pintura fique boa, é preciso que a imagem tenha qualidade, seja colorida e apresente contraste de luz e sombra. Depois dessa etapa, eu projeto a foto na tela e a preencho com tinta. O resultado é quase como o jogoPaint By Numbers, aqueles rascunhos para pintar em que o número 1corresponde ao vermelho, o 2 ao azul e assim por diante. A diferença é que em vez de usar cinco cores, utilizo 50.
Como surgiu a ideia da série Celebs?
Na época em que realizei o trabalho, não existia a Lei Cidade Limpa e havia vários outdoors por São Paulo, algumas propagandas gigantes de moda pelas ruas. Achava muito difícil um artista ter que concorrer com a qualidade dessas imagens, que eram produzidas pelos melhores fotógrafos, com as melhores modelos e os melhores maquiadores. Isso me motivou a realizar um projeto com estilo realista. Primeiro fiz a série CK, baseada em fotografias de modelos. Depois, comecei a trabalhar com imagens de celebridades. Minha ideia era unir a pintura tradicional com a arte pop.
Qual sua relação com Hitchcock?
Recebi recentemente no estúdio alguns profissionais que iriam fotografar o meu último trabalho. Assim que eles viram a minha produção dos últimos dois anos, quiseram saber por queuso tanto preto. Realmente, as pinturas estão bem escuras. A arte que faço sempre possui um lado mais investigativo e até mesmo sombrio. Quando criança, eu gostava de desenhar monstros e vampiros. Adolescente, apreciava as músicas mais pesadas. Os trabalhos que finalizei agora, por exemplo, estão relacionadas à morte dos meus pais e envolvem dor, sofrimento e doença. Em comum, eu e Hitchcock temos o lado sombrio.
Considera algum dos filmes do diretor como favorito?
Vi há pouco tempo oLadrão de Casaca(1955).Gostei muito da maneira como o bandido aparece no filme. O personagem é um galã, bastante aventureiro e visto com romantismo. É retratado de um jeito diferente do que seria hoje em dia. Eu o associo com os falsificadores de arte, que produzem algo artesanal e possuem, também, um lado romântico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine!