O objetivo do Instituto Antônio Carlos Jobim, criado em maio de 2001, é preservar e disponibilizar para o público toda a obra de seu homenageado: intelectual, poética e, especialmente, musical.
Quase uma década depois de sua fundação, o Instituto disponibiliza um acervo digital que pode ser acessado através de buscas categorizadas ou de maneira interativa. A linha cronológica dos arquivos começa com um retrato do pai de Tom, Jorge de Oliveira Jobim, em 1910, e termina com áudios dos três volumes de Raros Compassos, sua última compilação nacional. Lançada em 2000, traz gravações do fim dos anos 1950 e versões pouco conhecidas de grandes sucessos, como Chega de Saudade e Eu sei que vou te amar.
O Instituto possui sede no Jardim Botânico, um dos lugares preferidos do músico, que foi um ávido defensor da natureza brasileira. A Casa do Acervo, que guarda os originais físicos, possui também uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros e outros objetos pessoais.
Instituto Antônio Carlos Jobim
Onde: Rua Jardim Botânico, 1008, Rio de Janeiro (RJ)
Info.: www.portal.jobim.org/jobim
Quando fui ao Rio, visitar o instituto estava em reforma e fechado pra visitas, uma pena, tinha muita vontade de conhecer, fiquei so pelo Jardim Botânico.
ResponderExcluir