sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Música Comercial versus Música de Qualidade

Tulipa Ruiz, Mallu Magalhães, Leo Cavalcanti, Cícero, Marcelo Jeneci, Clarice Falcão. Esses nomes e muitos outros estão vindo aí para ir de encontro com qualquer música de mercado. Todos eles transmitem em suas músicas a paixão (seja de forma triste, dramática ou fazendo brincadeira) que víamos em músicos que se eternizaram na música popular brasileira, e que temos como referência para um som de boa qualidade. O que me leva a imaginar porque a mídia não dá espaço a esses talentos, esses verdadeiros talentos. Há um tempo, pensei que a música brasileira estava em decadência, pelo fato de ligar a TV e o rádio e sempre escutar os hits com o mesmo estilo (letra pobre e com enorme apelo à vulgaridade, sem contar as música sem harmonia alguma), entretanto, ao me deparar com os músicos que citei acima, logo notei que a decadência se encontra apenas na seletividade (ou na falta dela) dos meios de divulgação de grande audiência. Não só eles merecem, mas também nós todos merecemos maior visibilidade do produto de qualidade e não aqueles com apelo comercial.

Cena, por Mallu Magalhães:


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os Sofrimentos do Jovem Werther

(leia aqui)
A obra é do escritor alemão Johan Wolfgang Von Goethe, lançada em 1774 e marca o início do movimento literário conhecido como Romantismo. O tema principal da obra é o amor não correspondido, no qual o jovem é dominado por sentimentos incontroláveis e ameaçadores por Charlotte, que não sentindo o mesmo se casa com Alberto. O romance é muito intenso. A cada palavra (escrita em primeira pessoa) o leitor consegue sentir o sofrimento de Werther que se deixa sucumbir diante de tanto amor. Na época em que o romance foi lançado, a narrativa afetou tanto os jovens que muitos cometeram suicídio. Não é de se espantar, já que Goethe traduz em palavras o que há de mais íntimo nos seus sentimentos. Muitos alegam ser um livro autobiográfico, se este for o caso, quem degusta a obra é capaz de sentir todo o desconforto sentido por Goethe em vida. É uma leitura angustiante, sim. Entretanto, é memorável.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

[Postagem do Dia] Malhação: Abertura Skins

Quando começou a abertura no estilo Skins a expectativa da "nova" Malhação se elevou. Entretanto, a cada novo minuto só uma coisa se consolidava: continuava a mesma de sempre. Sem ousadia. Sem novidade. Sem carisma. Sem adolescência, ausência clara de problemas do cotidiano (sexo, drogas, festas de verdade, bullying, homossexualidade, racismo, anorexia, alcoolismo, religião etc.). O foco é sempre o mesmo: relacionamentos vazios, superficiais. Apesar da trilha sonora até ter dado uma melhorada, as histórias continuam travadas ao tradicionalismo da televisão brasileira. A proposta do seriado brasileiro é de atingir o público jovem, no entanto, consegue ser tão careta que só arranca aplausos do público mais adulto, já que de lição de moral está repleto. Muitos se questionam porque não trazer o espírito da antiga Malhação, então eles ressuscitam o "Mocotó", interpretado por André Marques, o que foi uma tentativa altamente frustrante para os fãs da velha guarda. Utilizando-se da mais pura honestidade: Malhação não passa de mais uma novela da TV Globo, em que até "Avenida Brasil" consegue ser mais ousado e despojado.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Canal: Desabafo Musical

Vídeo baseado em um dia estressante e com muita música ruim ao redor. No mais, é um verdadeiro desabafo musical. Visitem meu canal acompanhacafe e confiram os outros vídeos.


Sarau - Novos Talentos da MPB

Não havia nome melhor para intitular esse projeto. Ou melhor, para dar vida a esse grupo de amigos que depositou na música popular brasileira toda a sua juventude sem perder a essência e qualidade da boa música. O "Sarau - Novos Talentos da MPB" é composto por seis cantores (Toni Ferreira, Taís Avarenga, João Guarizo, Gugu Peixoto, Daniel Chaudon) e uma dupla (Aureo Gandur e Fred Sommer), que se reuniu, inicialmente, com pretensão única de estar entre amigos e tocar o seu som, acontece que se tornou um projeto e em 2012 se solidificou com a produção de um CD e um DVD (pela Universal Music), no qual eles cantam músicas de sua autoria e de forma individual. O cenário do DVD aconchegante e bem informal, levando à quem escuta um toque bem sutil e despojado, despertando o desejo de estar em uma roda de amigos. O único problema é que o projeto é composto por apenas 13 músicas, o que nos deixa na vontade de escutar muito mais, apesar de que isso só confirma a qualidade do trabalho desses novos talentos da música popular brasileira.

Confiram o teaser do DVD:


Obs.: Para assistir os vídeos do DVD click no canal do Youtube aqui embaixo ou nos nomes dos cantores no corpo do texto.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Circo Voador" no Cinema

Quem curte um bom rock sabe da existência do "Circo Voador", criado em 1982, na cidade do Rio de Janeiro, no qual havia apresentações culturais (que misturou rock, dança, teatro, circo e poesia) embaixo de uma enorme lona azul e branca. Durante os anos 1996 a 2002 o espaço ficou inativo, mas voltou com força total. Já passaram pelo palco, e se revelou nela, bandas como: Barão Vermelho, Legião Urbana, Biquini Cavadão, Caetano Veloso, Os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e muitos outros. Este ano o Circo Voador vai invadir as telas do cinema nacional com dois documentários, apesar da história ser a mesma a abordagem será bem distinta. Por um lado, Tainá Menezes engaja o filme retratando sobre a trajetória do espaço e sua permanência como um lugar novo; enquanto Roberto Berliner aborda sobre as origens e os primeiros anos do Circo. Os dois filmes não trazem apenas diferenças estéticas na produção do filme, mas sim perspectivas completamente diferentes em relação a sua história e como os seus diretores veem este espaço cultural. Para os amantes do rock, os dois documentários realmente valem a pena de ser conferidos. Aguardemos para ver o resultado.

Trecho do filme Circo Voador - A Nave, de Tainá Menezes


sábado, 25 de agosto de 2012

No Tempo de Luiz Gonzaga

No tempo de Luiz Gonzaga, o forró era como uma poesia cantada. Os versos eram provas de amor, quando não à mulher mulher amada, era recitada a outra coisa de admiração do poeta. O tempo foi passando e a magia do forró de raiz foi se perdendo por entre nossos ouvidos, não digo que morreu, porque ainda está vivo, mas deu vez a um público devoto do forró de baixa qualidade. Aquele que cantam não mais poesias, mas sim palavras que remetem a tolice e que chamam atenção do público em uma batida pouco característica, trazendo a vulgaridade ao colocar mulheres semi-nuas dançando em cima do "palanque". No início, o homem fez dos seus versos cantados o mais belo que se tinha para ouvir, mas hoje o mesmo homem tornou a música um espaço de futilidade. Antes, quando mais trabalhado o verso e poético ele era, mais a música era considerada bonita e, dessa forma, mais aplaudido era o cantor; hoje, quanto mais simples é a letra e mais fácil de decorar, mais lotam os shows do "Aviões" "Gaviões" "Garota" "Pegado" e por aí vai. Pois bem, levanto aqui a bandeira para o Forró de Raiz, o Forró de Luiz Gonzaga e de Santana, o Cantador.

Se Tu Quiser - Santana, O Cantador:


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Across The Universe

Este é um musical que tem como trilha sonora os sucessos da banda "The Beatles", que foi lançado no ano 2007 e tem como diretora Julie Taymor. O longa é uma história de amor entre Jude e Lucy que são rodeados de assuntos polêmicos como: orientação sexual, racismo, política, guerra etc. Dessa forma, o filme utiliza The Beatles para ser fundo musical de movimento político, social e cultural da época. Fato este que faz com que não haja total identificação do público com o filme, visto que as músicas da banda foram absorvidas pela indústria musical e se engajaram em um caminho totalmente diferente do que é proposto no filme (hoje, sendo uma música mais de mercado). Contudo, apesar do apelo político, o filme também conta com boas doses de loucura juvenil, mostrando jovens altamente revolucionários e transbordando sexo, drogas e rock'n roll.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tributo: Caetano Veloso

Natural da Bahia, Caetano invadiu o mundo musical desde muito novo, trazendo uma nova roupagem, na época, para a dita música popular brasileira, incrementando a tropicália no conjunto de ritmos formadores da nossa cultura musical. Como foi noticiado pelos mais diversos meios de comunicação, no dia 7 de agosto deste ano Caetano Veloso completou 70 anos, nesse mesmo dia a gravadora Universal lançou um álbum (idealizado por Paul Ralphes) em sua homenagem, contanto com 16 faixas cantadas por músicos nacionais e internacionais, dentre eles estão: Marcelo Camelo, Céu, Mutantes, The Magic Numbers, Tulipa Ruiz, Mariana Aydar e muitos outros talentos da música. Para quem conhece e admira o trabalho de Caetano Veloso, este álbum faz jus a todo o seu talento e marca deixada na música brasileira. 


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Alter Egos: Drama e Comédia

United States of Tara é uma série de comédia-drama americana, que tem como criador ninguém menos que Diablo Cody e como personagem principal, a atriz vencedora de Emmy e de Golden Globe, Toni Collette. Tara e sua família em primeira análise é o esteriótipo perfeito de uma família comum. Entretanto, a personagem que dá nome à série sofre de Transtorno Dissociativo de Identidade (DID). Devido à doença, Tara se divide em diversos alter egos, que lhe fogem do controle, são eles: T, uma adolescente disinibida; Alice, dona de casa exemplar; Buck, um machão pegador; Gimme, um personagem mais animalesco; e, no final da série, surge Bryce, sendo este a representação de um meio irmão que a molestou quando jovem, é a partir desse alter ego que consiste a explicação para a existência do seu transtorno. Apesar da história, certas vezes, beirar o bizarro ela nos traz uma visão completamente diferente do conceito de família comum, nos impulsionando a sair da habitualidade para adentrar em um mundo completamente diferente. Além do foco da série ser por si só interessante, as histórias paralelas a complementam de forma esplêndida.

Abertura do episódio:

Entrevista: Mixtura TCM

O programa Mixtura da TCM (TV Cabo Mossoró), entrevista o "Acompanha Café?" Confiram:


terça-feira, 21 de agosto de 2012

AMOR, Carolina Ferraz

O vídeo abaixo é uma produção da Amarello, que segue uma linha de produção relacionado à moda, música, cinema, política, artes gráficas e artes plásticas. Dessa vez, traz para nós uma breve explanação sobre o amor. O vídeo transmite uma emoção muito verdadeira a quem assiste, talvez seja por estar falando de tal sentimento, ou por ser interpretado pela criadora do texto, a atriz Carolina Ferraz. Assistam e se emocionem:


Para assistir mais produções da Amarello, acesse: Amarello

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A Garota das Laranjas

Este é um livro de Jostein Gaarder, o mesmo autor que foi consagrado pela obra "O Mundo de Sofia". No qual, conta a história de um garoto que encontra a carta que o seu pai, já falecido, escreveu para ele quando estava nos seus últimos dias de vida. Como sua marca, o escritor traz consigo todo um mistério que alicerça cada palavra escrita. Entretanto, nessa obra, diferentemente das demais, Gaarder deixa de lado todo o seu tom didático e se engaja em um lado mais humanista, nos permitindo ver o seu lado singelo, doce e, de certa forma, melancólico, nos presenteando com uma riqueza de ideias e sentimentos. Nada na obra de Jostein Gaarder pode ser visto como "não planejado", é o caso de suas histórias sempre serem contadas por crianças ou adolescentes, tendo um viés filosófico, na perspectiva de que quanto mais envelhecemos perdemos a capacidade de nos encantar com o mundo. Essa não é apenas uma história, mas também uma viagem a novos lugares a partir de uma leitura simples de apenas 136 páginas

sábado, 18 de agosto de 2012

Vou Rifar Meu Coração

O título da postagem é o nome do curta dirigido por Ana Rieper, que reúne diversos artistas da música romântica (ou brega, como é conhecido popularmente) e une com histórias da vida amorosa de algumas pessoas comuns (bem como dos próprios cantores). É difícil passar pelos olhos preconceituosos dos requintados sem uma crítica severa, posto que o filme manifesta o que há de mais fiel e ridículo no sentimento chamado "amor", tendo o brega como fundo musical. Sendo este ritmo posto como a tradução cantada dos sentimentos, daqueles que estão compartilhando suas histórias de vida (ciúmes, traição, o amor pela esposa ex-prostituta, a dor das mulheres que dividem o mesmo homem, entre outras narrativas), que vem com um humor bem adequado ao contexto geral do curta. Esse vale a pena conferir, abaixo o trailer:


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Romantismo de Jeneci

Marcelo Jeneci é um artista da nova safra da MPB, trazendo uma nova cara para a música brasileira, juntamente com outros artistas (como Tulipa Ruiz, Tiê, Leo Cavalcanti entre outros). Um artista dos palcos, o cantor tem como título do seu único álbum: "Feito para Acabar", que conta com a participação da cantora Laura Lavieri. Marcelo começa o CD em um ritmo mais animado, entretanto ao chegar na metade do álbum, ele nos joga um romantismo inigualável, com a música "Quarto de dormir". A partir daí quem está a escutar o disco é levado a outro sentimento, seguindo com a música "Pra sonhar" (sendo esta, a meu ver, a música mais doce do seu trabalho), logo abaixo você pode conferir o clipe dessa música que foi realizada com a colaboração de diversos fãs. O cantor não mede esforços quando se trata de romantismo, considero este o melhor momento do seu disco, não é de se esperar diferente de um cantor contemporâneo que tem em uma de suas músicas o título "Dar-te-ei".


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mais um Vlog de Comédia

O que mais se tem hoje youtube são vlogs de comédia, que estouram de visualizações. Pois bem, o canal "5incominutos" é mais um, tendo hoje mais de 4 milhões de views. O domínio é de uma jovem atriz (kefera) que satiriza em seus vídeos assuntos do cotidiano de uma adolescente. Como, por exemplo, ciúmes, relacionamento, fobias, assuntos de mãe e filha, entre outros. O interessante do vídeo nem sempre são os assuntos, mas sim como Kefera os conduz com um humor bem particular. Confira um dos seus vídeos:


A Multiplicidade de von Krüger

Selecionei Matheus von Krüger no media player com o intuito de escrever algo. Não para o blog. Mas para mim. Entretanto, eu que só escrevo melancolia, pois não encontro palavras para descrever a felicidade, fiquei travada. Matheus não me permitiu escrever, apesar disso me senti extasiada com a sua música, ele me pôs um sorriso no rosto a cada nova faixa. Krüger não faz apenas música, traz consigo uma poesia sutil e bem trabalhada. O poeta e cantor invade todos os ritmos e culturas para nos presentear com um dos mais belos trabalhos que já ouvi. Suas músicas envolvem diversos "sub-ritmos" que se esconde no chamado "MPB", formando uma multiplicidade harmoniosa.

Para baixar o álbum é só acessar: amusicoteca

Vídeo: Matheus von Krüger - Um e um milhão


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Álbum à Vista: Taylor Swift

Na última segunda-feira (13 de agosto), a cantora country convidou os seus fãs para um webchat. Durante a conversa Taylor anunciou o lançamento do seu quarto álbum, que se chamará "Red", aproveitou também a conversa para divulgar o seu primeiro single (confira aqui), denominado "We Are Never Ever Getting Back Together" ("Nunca Vamos Voltar a Namorar" - inspirado, de acordo com ela, em um ex-namorado). Nesse trabalho, a cantora reuniu diversos nomes do meio musical que admira muito, segundo ela: "Quis que todos os compositores e produtores que gosto trabalhassem nesse CD. Liguei para todo mundo. Estou bastante ansiosa para que vocês ouçam o resultado". Agora é esperar o álbum ser lançado, no dia 22 de outubro, e conferir se este será mais um trabalho acompanhando a mesma linha de raciocínio dos outros três álbuns, ou se trará algo diferente da doce Taylor Swift.

 (Capa do quarto álbum de Taylor Swift: "Red")


Gabito Nunes


Gabito é um escritor da internet, que faz sucesso por meio das suas crônicas postadas no seu site (com trechos no facebook, twitter e tumblr). Não é difícil gostar dele, mas também não é fácil opinar sobre os seus textos, já que não dá para distinguir se ele é fiel aos seus sentimentos ou apenas aos seus fãs que buscam em seus textos a entrega que há no amor juvenil. Uma das grandes vantagens em ler os textos no seu próprio site é que é acompanhado sempre de uma música, o que ajuda o leitor a se engajar na história enquanto lê. O melhor do Gabito é que a sua escrita, apesar de extremamente romântica, não chega ao ridículo, o que é uma qualidade enorme para os escritores do gênero. Para quem gosta de textos com essa temática, eu indico a leitura.

Trecho da crônica "Apego" de Gabito Nunes:

"Ainda não contei de você a ninguém. Acho meio arriscado ou, quem sabe, mera superstição. Eu sei que as pessoas vão me pedir cuidado. Assim me guiei por uma vida toda e foi exatamente isso que hoje me faz uma pessoa contando uma história de amor sem nunca ter protagonizado uma. De um jeito ou de outro, sempre soube que pegar leve era uma forma de me manter todas as metades comigo mesma, até então sem saber pra quê servia isso (continue lendo)"



Nota 1: Estou aproveitando Gabito Nunes para iniciar um novo "marcador/página" (#Sombras), sendo este dedicado aos escritores de internet ou desconhecidos - como eu -, que apesar de alguns não aparecerem tanto, estão de alguma forma nas nossas vidas, como sombras. Espero que gostem e já deixo o espaço aberto para me passarem seus blogs, sites ou vlogs, para que possa ser publicado aqui. 

Nota 2: Os textos não serão avaliados, nem nada do tipo, só serão publicados trechos, acompanhado do link do seu blog.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

O "Hell" de Lolita Pille

Conhecer a vida de Lolita Pille ajuda a entender "Hell Paris 75016", sua primeira obra. Talvez o livro seja até uma autorreflexão da escritora, diante da sua adolescência na amada e badalada Paris. Na qual mostra o lado obscuro de uma jovem rica (que no fim das contas é ela própria, aos 18 anos de idade), que vive de festas, muitas compras, restaurantes que estão "bombando", vícios, drogas, álcool e sexo. Seja biográfico ou não, a obra é apaixonante, mesmo lhe trazendo um enorme desconforto diante da vida perturbada da personagem. Logo de início, espantando os castos hipócritas, Lolita arrebata "Eu sou uma putinha. Daquelas mais insuportáveis; da pior espécie. Meu credo: seja bela e consumista". Por aí você já pode sentir o que se espera da obra. Lolita não apenas escreve, ela também vomita verdades que são ilícitas ao senso comum.

No Brasil, o livro foi adaptado para a peça, estrelada por Bárbara Paz, abaixo o trailer:


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

The Beatles - Tomorrow Never Knows


O iTunes Store (Apple) lançou no dia 24 de julho deste ano, 14 fonogramas dos Beatles, que constituíram uma coletânea inédita, recebendo o nome de "Tomorrow Never Knows" (mesmo nome do sétimo álbum de estúdio da banda), o álbum reúne as músicas de mais sucesso e de mais influência no mundo do rock. The Beatles é uma banda que não precisa de descrição, quem vive conhece a história de irreverência e sucesso dos quatro jovens rapazes na década de 60 e que foi imortalizado por seus fãs e pela mídia. O trabalho realizado pelo iTunes foi de uma ótima qualidade, mas a realidade é que esse não foi o primeiro e nem será o último álbum de tributo a essa banda de inimaginável sucesso e influência. Contudo, é sempre válido escutar The Beatles, então indico essa volta ao passado ousado dos quatros garotos da Inglaterra.

domingo, 12 de agosto de 2012

Amor com Música ou Música com Amor?

MALLU MAGALHÃES E MARCELO CAMELO

Aqui fica a minha singela homenagem a Mallu Magalhães e ao Marcelo Camelo, que tanto admiro e respeito. Os dois realizam um trabalho incrível no cenário musical, dando um brilho a música brasileira, diante de toda essa podridão que se escuta por aí. Assistam:



Obs.: Tenho que agradecer publicamente a Sandra, aquela que faz o meu café. 



sábado, 11 de agosto de 2012

O Brasil Fora das Suas Fronteiras

Encarar esses dois minutos pela primeira vez é revoltante. Na segunda, a revolta já começa a vir com outro significado. Então, se você precisar, assista a terceira só para garantir. O Brasil é um país rico de cultura (isso é indiscutível), entretanto, se você der um breve passeios pelos vídeos mais acessados do youtube, você vai se deparar com o Brasil da futilidade: bunda empinada, brigas, estudantes badernando na escola, mulher pelada, programas de TV com um enorme apelo para a audiência e o pior, e perceptível a poucos, a vibração dos brasileiros com os esportes de "arena" - bem como a Roma Antiga, bem como o "pão e circo" -. Aqui não é um depoimento de anti-patriotismo (pelo contrário), é apenas uma declaração com o intuito de tirar você da sua zona de conforto. Porque é isso que vemos todos os dias nas nossas TVs, nas telas dos computadores e na vida real, o difícil é aceitar que os estrangeiros também vejam e nos passem na cara.



Obs.: Este foi um vídeo produzido por um site chileno satirizando diversos países em apenas 2 minutos. Para assistir outros acesse o canal: wokitoki

Para os Musicólatras

(Roberta Martinelli - Apresentadora)

Hoje (11/08) a TV Cultura estreia nova temporada do programa de rádio na TV "Cultura Livre", vai ao ar às 18h, apresentado por Roberta Martinelli. Este é um programa de música, que já contou com a presença de artistas como Marcelo Jeneci, Pitty, Tulipa Ruiz entre outros. Por eles, já dá para notar mais ou menos o que você pode encontrar se sintonizar o canal. Para quem gosta de música de qualidade e de conhecer novos artistas essa é uma boa pedida.

O Folk de Phillip Long

Antes de Phillip Long, eu nunca imaginei que fosse possível produzir três álbuns em menos de um ano. Pois bem, esse é o ritmo desse artista. E o quarto trabalho está sendo lançado em breve, denominado "atlas". Segundo o cantor este álbum nasceu de "um profundo desconforto existencial". Apesar dessa agitada produção musical, desde o primeiro álbum o cantor supera qualquer expectativa de quem está escutando. Se aproveitando da melancolia do Folk e com influência de Bob Dylan, Phillip Long delineia todo o seu íntimo nas suas letras. A profundidade dos seus sentimentos pode ser sentida ao ouvir cada música. Escutar Phillip é como desenterrar todos os medos, paixões e angústias. Quem está escutando é convidado a tirar a roupa da alma e deixá-la exposta, vulnerável. Minha sugestão? Põe o fone de ouvido e se permita levar pela música.

Para baixar os álbuns acesse: amusicoteca


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Alô, Hipocrisia!


Passeando pelos canais do youtube, me deparei com um vídeo do programa de televisão "CQC". Que trata de uma forma mais descontraída sobre o preconceito (de gênero, orientação sexual, etnia etc.). Escancarado a realidade do nosso povo, que apesar de se dizer "não-preconceituoso", bastou, apenas, uma breve conversa para que o brasileiro mostrasse a sua verdadeira face, iniciando, constantemente, as frases com as suas conjunções adversativas (mas, porém, entretanto, todavia). O vídeo é de curta duração e vão lhes render, além de uma boa risada, algo para refletir. Assista:


De acordo com o Dicionário Aurélio...
Hipocrisia: 1- Afetação de virtude ou sentimento que não se tem. 2- Fingimento, falsidade.

O Centenário do Amado Jorge

(Cena da novela "Gabriela" - 2012)

O escritor baiano, que é conhecido por suas famosas mulheres: Tieta, Gabriela e Dona Flor, hoje, completa 100 anos de nascimento. Deixo aqui os meus parabéns a ele que invadiu mais de 50 países com os seus livros, sem contar a presença no cinema, TV, rádio e teatro. Jorge Amado, com suas obras que não se prende a tempo algum, está por toda parte: entre crianças, jovens e adultos. O autor, apesar de muitos dizerem que não, traz para as suas obras críticas relevantes da sociedade, entretanto, ele escreve com tanta sutileza que, o leitor engole a obra e assimila todo o conteúdo emblemático que permeava o Brasil de antigamente. Para os amantes da literatura que ainda não viajaram no mundo de Amado, que viagem. E para os não amantes, ele é um bom nome para começar. Com um ano de muita comemoração ao seu centenário, deixo aqui os meus Parabéns Amado Jorge.

Chico Buarque lê Jorge:


Confira depoimentos sobre Jorge Amado no canal CompanhiaDasLetras


"Não Adianta Chorar Pelo..."

Leite Derramado é um livro de Chico Buarque, lançado em 2009 pela Companhia das Letras. A primeira impressão ao começar a ler não é das melhores, uma vez que se baseia em uma história que já foi contada inúmeras vezes por outros autores: Um homem que está a beira da morte relembrando fatos da sua vida. Entretanto, é necessário que o leitor não desanime de cara, pois se der uma chance a Chico ele vai mostrar uma narrativa muito boa de ser degustada. A história será contada por meio de lembranças, às vezes um pouco confundidas pela idade, outras pelos remédios. A forma como o escritor conta a história faz com que o leitor entre de cabeça na narrativa, sentindo todas as frustrações de um homem que vem de uma família tradicional brasileira. O que separa "Leite Derramado" de tantos outros livros que volta ao passado, é que em cada lembrança, Chico mostra um Brasil que se perdeu com o tempo, um país de ostentação e muito glamour e, concomitantemente, aproveita para fazer a comparação com o que temos atualmente, utilizando-se de táticas de escrita que ele domina de uma forma surpreendente. Apesar dos clichês que rondam a obra, a leitura vale a pena.

Primeira parte do Livro com leitura de Chico Buarque:


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Lançamento Oficial do Blog

O Lançamento Oficial do blog "Acompanha Café?" ocorreu hoje (09 de agosto de 2012), no stand do Jornal de Fato, na Feira do Livro 2012. O Lançamento foi sucesso total e o blog agradece a presença de todos!




A Boyband do Momento



One Direction (ou 1D) é uma banda inglesa, formada desde 2010. Que surgiu de um reality show musical denominado X-Factor. A 1D utiliza-se da mesma tática que todas as outras bandas que atingem o público jovem: são repletas de músicas com um toque gostoso aos ouvidos; possuem letras simples, fácil de aprender; falam de amor juvenil e eloquente; sem contar os integrantes com boa aparência. O sucesso foi repentino, mas é como dizem "tudo que vem fácil se vai da mesma forma". O grupo não vem como um mito da música inglesa, mas sim como a banda que está fazendo sucesso no momento. Daqui alguns anos, os jovens nem ao menos vão conseguir lembrar o que significa a sigla "1D". Essa é a realidade de todas as bandas que surgem como um clichê: encantam de primeiro, entretanto, não conseguem se fixar. Para quem curte, aproveite enquanto ainda estão produzindo:


Nota do Blog

Eu comecei a receber pedidos para postagens, então eu vou organizar tudo aqui e irei postando. Quem tiver alguma preferência e gostaria de ver aqui é só deixar um comentário no blog. Desde já agradeço a presença e a participação de vocês no "Acompanha Café?".

Curta: Não Gosto dos Meninos

"Não Gosto dos Meninos" é um projeto inspirado na campanha internacional "It Gets Better", dirigido por Gustavo Ferri e André Matarazzo, que traz histórias distintas de 40 pessoas, com um ponto em comum: a orientação sexual. No curta, está exposto os sentimentos mais íntimos dos participantes do vídeo, que contam sua história de autoconhecimento, aceitação, medo, ostracismo e superação. É um trabalho emocionante e que serve para desmistificar toda a repulsa que gira em torno da homossexualidade. Confiram:



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

[Postagem do Dia] Skins: Um Drama Sem Restrições


Skins é um seriado inglês que retrata a vida de adolescentes, que vive todos os seus medos e emoções, no meio de drogas, festas e muito sexo. Para muitos é tido como um seriado "cult", devido a sua qualidade de fotografia e de apresentar uma seleção musical de um valor impressionante, sem contar os personagens que trazem singularidades, permitindo ao telespectador jovem se conectar à série de forma que nenhuma outra consegue. A impressão que se tem de Skins é que o seriado se resume a sexo e drogas. Sendo esta a visão de qualquer pessoa tradicional. Entretanto, em uma visão mais ampla, vê-se exposto no seriado a vida cotidiana do adolescente inglês e porque não do brasileiro? Onde são expostos problemas como bullying, sexualidade, transtornos alimentares, racismo, religião, drogas, bem como receios do futuro, amor, desejos etc. Por fim, o seriado se mostra com um efeito de ação e reação do cotidiano adolescente. Se você consegue se desprender da visão tradicional e está à procura de algo que traz o drama sem restrições, este é o seu seriado.


O Enigmático "Tchu Tcha Tcha"

O que me espanta não é o brasileiro gostar desse tipo de "hit" (hit = Aquilo que é moda). Mas sim, essa junção bagunçada de frases num ritmo estranho ser denominado de "música". Não, eu não sei o que seria isso, talvez um tipo de toque bem pensado para conseguir os seus cinco minutos de fama e, o pior, conseguiu. A bola da vez é a dupla "João Lucas e Marcelo", que por uma sorte do destino encantou Neymar (o jogador) com os seus ruídos. Logo, essa fama não teria como ocorrer de outra forma, já que os dois sertanejos nem mesmo conseguem fazer a coreografia tão "criativa" e "bem bolada" pelo jogador do momento. Desculpa a palavra, mas que vem sem exagero algum, esses hits, que hoje fazem sucesso no Brasil, são um estupro aos nossos ouvidos. Já que só basta escutar uma única vez para que você saia por aí cantando sem ao menos notar. Diga não ao estupro! Diga não ao "Tchu Tcha Tcha" "Lê Lê Lê" "Assim você mata o papai" e por aí vai. Nossos ouvidos agradecem. Obrigada.




Programação DeFato: Feira do Livro 2012

Visite o stand do Jornal de Fato na Feira do Livro 2012. Segue abaixo a programação da QUINTA-FEIRA:

19h - Um Bate-papo sobre Jornalismo e Marketing nas Redes Sociais.
21h - Lançamento do Blog "Acompanha Café?" - Brena Santos.



terça-feira, 7 de agosto de 2012

Quintana Em Cena

Nos dias 18, 24 e 31 de agosto a Cia. Pão Doce de Teatro traz para os mossoroenses um novo espetáculo "acordo invisível - Quinta Canta o Amor". Que será uma homenagem ao poeta e cronista Mário de Miranda Quintana. Vai ser exibido no Memorial da Resistência, na cidade de Mossoró-RN, às 22hs. O vídeo de divulgação foi feito por Romero Oliveira, uma pessoa que particularmente tenho muito apreço e reconheço o seu valor como pessoa e como ator, pelo vídeo já dá para ter uma noção do que esperar, será um lindo recital, marquem presença!

Vídeo de divulgação: Romero Oliveira com "Poeminha Sentimental" de Mário Quintana.


Um Re-Trato do Los Hermanos

Retrato é basicamente a representação de uma imagem, a partir do modelo vivo ou por meio de documentos, fotografia e até mesmo por memórias. Neste caso, o modelo é a banda brasileira de rock alternativo Los Hermanos, que está completando 15 (quinze) anos de carreira este ano. Para homenagear a banda, a equipe do site amusicoteca, reuniu mais de 30 artistas para compor o álbum "Re-Trato", com interpretações das músicas que foram sucesso nesses quinze anos de trajetória. O álbum traz a presença de artistas de vários estados brasileiros, acompanhado de uma grandiosa diversidade cultural que se faz constante nas músicas. E não acaba por aí, além das músicas o projeto é composto por ilustrações da artista plástica Luyse Costa, tendo mais de 30 obras compondo o álbum. Quem não escutou ainda é só baixar o álbum no site: amusicoteca. Este é um Retrato de muito bom gosto!

Confira uma das músicas: Sentimental - Phillip Long


Imagem de Luyse Costa para o álbum "Re-Trato"

(Música: O Velho e o Moço)

Feira do Livro 2012: Mossoró-RN

A Feira do Livro de Mossoró teve sua primeira edição em agosto de 2005. O objetivo da Feira desde o primeiro momento é de incentivar a leitura de uma forma mais descontraída. Por esse motivo, a Feira traz uma programação bastante diversificada, contando com apresentações de dança, coral, palestras, apresentação teatral, lançamento de livros e muito mais. O evento já contou com nomes como o do ilustríssimo Ariano Suassuna, Fabrício Carpinejar, Elisa Lucinda, Caco Barcellos, Gabriel O Pensador e diversos outros. Este ano contará com a presença do vocalista do Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger, que conversará sobre o livro "Nas entrelinhas do horizonte". O evento funcionará nos dias 8 a 12 desse mês (manhã, tarde e noite), na Expocenter (UFERSA). Então, quem estiver de bobeira em casa, dá uma passada na Feira, vocês não vão se arrepender. Visite também o stand do Jornal de Fato, em breve a programação estará aqui.





Caiu na Net: Só de Mim

No dia dos namorados, desse ano, o vídeo "Só de Mim" explodiu de visualizações no youtube. Um texto de Ana Luisa Bairos, Joana Pacheco e Margarida Lopes, com a produção de Diffuse Studios. O "Só de Mim" é inspirado no vídeo americano "The Emotive", apesar do projeto seguir a mesma linha de raciocínio, o texto apresenta algumas modificações, sendo, dessa vez, endereçado àqueles que tiveram um amor e o deixaram ir ou o perderam de alguma forma. Com uma belíssima edição de imagens e um texto de deixar qualquer um arrepiado, o vídeo consegue invadir a alma de quem está assistindo, se identificando ou não a emoção é transportada a outro nível.

Trecho do texto:

"Quero dizer-te que espero que saibas a sorte que tens. O quanto eu gostaria de estar na tua pele. Poder estar na mesma cama que ela todas as manhãs. Ajudá-la a acordar da má disposição matinal."

Vídeo:


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Um Dia: Literatura & Cinema

Um Dia é uma obra do escritor David Nicholls e no cinema foi dirigido por Lone Scherfig. A história se apresenta como um ciclo, no qual se baseia no crescimento pessoal dos personagens principais (Dexter, interpretado no filme por Jim Sturgess; e Emma que ganha vida com a atriz Anne Hathaway). Nota-se facilmente que quanto mais eles se fecham nos seus dramas e conflitos pessoais, maior é o desencontro e confusão, ao ponto de não suportarem a presença (e nem a ausência) do outro em sua vida. Ao conhecer a história é inevitável não associá-la a um clássico do cinema "Harry & Sally - Feitos Um Para o Outro", que se desenrola da mesma forma, a partir do desencontro constante do casal. Infelizmente tanto o livro quanto o filme tendem a ficar monótono com o tempo devido a história se repetir e se desenrolar da mesma forma a cada novo encontro, entretanto a reviravolta do final dá uma revigorada na atenção do leitor e do telespectador que espera ansiosamente para que o casal possa, finalmente, construir algo juntos. No mais, Um Dia é para quem está à procura de um livro fofo de romance, não para quem busca uma literatura revolucionária.

Onde encontrar o livro: Saraiva

Trailer:


Aumenta o Som: Clarice Falcão

Com apenas 22 anos de idade, a pernambucana de Recife, Clarice Falcão, já inicia sua carreira como atriz, cantora e roteirista. O seu canal no youtube virou uma febre, tendo mais de três milhões de visualizações. Clarice, em suas músicas, transcreve o amor com simplicidade, criando cenas de um romance inocente nas suas letras, na qual faz uma junção divertida da paixão juvenil avassaladora com a inocência que é a juventude, como por exemplo, em alguns momentos ela monta um personagem tão apaixonado ao ponto de estar prestes a se jogar no mundo pela pessoa amada, entretanto, é freado por uma alternativa mais interessante como "comer uma torta", sendo dessa forma a construção das suas letras. Sem contar o seu enorme talento com os instrumentos musicais, dando uma harmonia indescritível às suas músicas. Essa vale a pena aumentar o som, confira:


Tomando o Primeiro Café!

Este é o primeiro vídeo do meu canal acompanhacafe, espero que gostem e se divirtam comigo!